sábado, 14 de junho de 2014

Repórter Justiça

Refugiados no Brasil

O Brasil acolhe todos os anos milhares de pessoas vindas de várias partes do mundo. Não são apenas migrantes, muitos são refugiados, pessoas que deixaram seu país de origem porque sofreram perseguições políticas, ideológicas, religiosas. O bengali Mohamed Faruk fez parte de um grupo de 22 pessoas de Bangladesh que chegou ao Brasil. Até hoje Faruk, que é formado em administração de empresa, não conseguiu emprego por não ter visto permanente.

No desembarque no Brasil, os refugiados têm que buscar a legalização na Polícia Federal e no Ministério da Justiça, mas antes normalmente procuram ajuda e orientação no Instituto Migrações e Direitos Humanos, que é uma referência no país ao abrigar migrantes refugiados. O IMDH é uma referência no suporte aos estrangeiros. Além de uma bolsa em dinheiro para as famílias que chegam sem recursos, o instituto encaminha para a emissão de documentos, e aprendizado da Língua Portuguesa.

Recomeçar longe de casa não é fácil. Conseguir quebrar a primeira barreira, o idioma, também não. Mas muitos estrangeiros que chegam refugiados ao Brasil têm apoio de conterrâneos. Conseguem trabalho, conquistam novos amigos e estabelecem moradia. O empresário, Yeissr Imad, filho de árabes que tem um restaurante em Brasília, já ofereceu emprego e dá apoio aos estrangeiros. “Um dia apareceu um sírio aqui precisando de apoio. Quando os meus pais vieram para o Brasil, alguém também os ajudou, então eu tenho isso gravado na minha cabeça. Eu me senti obrigado a fazer a mesma coisa, é uma questão de foro íntimo,”, conta. São essas as histórias que serão contadas no Repórter Justiça.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/



Nenhum comentário:

Postagens populares