segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Direito Sem Fronteiras

Fugas causadas por desastres naturais preocupam a ONU

Você sabe o que é um refugiado ambiental? O Direito Sem Fronteiras desta semana discute o assunto. O professor de Direito Internacional Gabriel Haddad Teixeira e o porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Luiz Fernando Godinho, explicam o que caracteriza uma pessoa nessa situação.

“Refugiado ambiental é aquele que se retira do seu local de habitat natural, onde reside comumente, em face de uma perturbação ambiental, podendo ser esta perturbação causada pelo homem ou não. O fato é que essa modificação do meio ambiente torna a sua existência impossível ou dificultada na região”, afirma o professor de Direito Internacional.

Estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que, em 2050, o planeta terá 200 milhões de refugiados ambientais. E, hoje, quais são as regiões mais preocupantes? “A gente tem, por exemplo, o caso do Chifre da África, que é um dos casos mais emblemáticos. As pessoas já se encontram extremamente vulneráveis por causa de conflitos e se tornam ainda mais vulneráveis devido a uma seca causada por um fenômeno natural extremo. Então, essas pessoas tiveram que se mover dos seus países e buscar proteção em outros países”, conta o porta-voz do ACNUR no Brasil.

Ao longo do programa, os convidados ainda debatem quais são os grupos mais vulneráveis, o que é preciso fazer para protegê-los e como a comunidade internacional trata o tema.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares