sábado, 30 de agosto de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Programa Meio Ambiente por Inteiro trata do crime de extermínio de animais

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana traz casos de extermínio de animais como o que aconteceu em Brasília recentemente. O programa mostra que o homem, muitas vezes, incomodado ou ameaçado pela presença de determinadas espécies, resolve matar, o que é crime previsto em lei.

Um caso na Asa Norte, bairro da área central de Brasília, chamou atenção. Em junho deste ano, vários pombos, cães e gatos apareceram mortos. “Eu acordei e vi vários deles mortos. Foi horrível”, afirma Wagner Ribeiro, morador da região. A Polícia Civil do Distrito Federal suspeita que a causa tenha sido envenenamento, possivelmente praticado por moradores incomodados com os animais. “A legislação brasileira é completa em relação a isso. Deixa claro que a matança é crime”, afirma Cláudio de Jesus, advogado especialista em Direito Ambiental.

Você vai conhecer também o caso dos tubarões, em Recife, capital pernambucana. Lá, os ataques aos banhistas levaram um grupo a defender o extermínio dos predadores marinhos. A presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões, Rosângela Lessa, participa do programa, pela internet, e comenta o assunto. “O que ocorre é um desequilíbrio ambiental na região e não se trata de exterminar”, esclarece Rosângela. A diretora-geral da ONG ProAnima, que protege os animais, Simone Lima, afirma que a atitude deve ser outra. “O comportamento ético deve ser o de estudo, pesquisa e humildade. A gente é que entrou no habitat deles, ao contrário do que pensam as pessoas”, reforça Simone.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares