sábado, 23 de agosto de 2014

Repórter Justiça

Repórter Justiça discute uso de medicamentos no Brasil

O programa desta semana traz um dado preocupante: a Organização das Nações Unidas, a ONU, constatou que o uso abusivo de remédios em alguns países, especialmente nos Estados Unidos, já superou o uso de drogas. Este é um importante alerta para os brasileiros que usam e abusam da automedicação. Para combater a prática, o governo brasileiro lançou mão de políticas públicas para impedir a compra indiscriminada de antibióticos nas farmácias e a retenção de uma das vias do receituário.

O Repórter Justiça mostra ainda que o Brasil é o nono maior mercado de medicamentos do mundo. Quatro das seis maiores indústrias mundiais são farmacêuticas. Um dado do Ministério da Saúde revela que o faturamento anual desse mercado alcança R$ 28 bilhões por ano. Mas, se há preocupação com o consumo racional de remédios, existe também monitoramento da indústria. Esse trabalho é feito pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o CADE.

Veja ainda que os tratamentos alternativos ganham espaço e a confiança de consumidores que querem escapar das substâncias químicas. Uma resolução de maio deste ano, a RDC nº 26, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), facilitou a industrialização dos fitoterápicos, que ficaram ainda mais acessíveis à população. “A gente faz a forma individualizada com dosagem especifica para cada pessoa. O médico tem a opção de manipular conforme a necessidade do paciente”, diz o farmacêutico Rafael Gottsch.

Não perca, é no Repórter Justiça!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares