quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Artigo 5º

Programa Artigo 5º debate desigualdade social

A Constituição Federal apresenta entre os fundamentos da República a dignidade da pessoa e coloca a erradicação da pobreza e da marginalização como um dos seus objetivos. O programa Artigo 5º desta semana mostra o que tem sido feito para diminuir a desigualdade social.

Mas quais são as consequências da grande diferença que existe entre os mais ricos e os mais pobres? Quem explica é o sociólogo Marcelo Medeiros, especialista em desigualdades sociais. “Esta diferença é ruim para as pessoas porque algumas têm muito menos do que poderiam ter, o que atrapalha o funcionamento da economia como um todo. Muita desigualdade gera comportamentos predatórios e promove impacto negativo em todos os sentidos” – diz o sociólogo.

O promotor de Justiça Fabiano Mendes, professor e especialista em Processo Civil, também participa do programa. Ele explica o que tem sido feito para garantir a inclusão: “A ideia é trabalhar nas várias dimensões dessa vulnerabilidade identificando-as para poder implementar a inserção dessas pessoas. Seja em campos relacionados ao trabalho e à saúde, seja em educação, lazer e cultura. Assim, elas podem exercer o direito à vida em toda a sua dimensão”.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares