segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Direito sem Fronteiras

Vírus ebola provoca fechamento de fronteiras

A “pior epidemia de ebola da história” – como classifica a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras – é o ponto de partida do Direito Sem Fronteiras desta semana, que trata de “epidemias”.

O vírus ebola atinge, principalmente, a costa oeste da África e matou mais de duas mil pessoas nos últimos sete meses. No começo do século passado, a gripe espanhola foi responsável pela morte de 20 a 50 milhões de pessoas. Ainda mais letal, a peste negra dizimou quase metade da população europeia durante a Idade Média.

O fechamento de fronteiras internacionais e o direito de ir e vir são assuntos abordados pelo epidemiologista e professor da Universidade de Brasília Marcos Obara e pela advogada e chefe de gabinete do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde da Unasul Mariana Faria.


“Os países podem fechar suas fronteiras. Existe, por parte da Organização Mundial da Saúde, um apelo para que os países que estão sofrendo a epidemia façam controle da saída para facilitar”, explica a advogada.

Já o epidemiologista faz um alerta importante no que se refere ao trânsito de pessoas entre países e continentes. “O grande problema são as pessoas assintomáticas. Ou seja, aquelas que estão infectadas, mas ainda não manifestam os sintomas”, diz ele.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares