sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Iluminuras

História do Brasil e influência da psicanálise no Direito são tema do Iluminuras

O primeiro bloco do Iluminuras desta semana conta com a presença do jornalista e escritor Ricardo Viveiros. Jornalista desde 1966, ele participou ativamente de movimentos estudantis no período da ditadura militar no Brasil. “Meu primeiro livro, intitulado ‘Tempo de amor e guerra’, nasceu nesse cenário e tratava de poesia”, diz o jornalista, autor de 32 obras. Ricardo Viveiros viveu a tortura e o exílio e encontrou, nesse cenário, campo fértil para escrever. “Costumo dizer que foi o jornalista quem ensinou o escritor a escrever”, ressalta. Eclético, tem obras nas áreas de história, contos, poesia, infanto-juvenil e biografia. No programa, o escritor explora, também, seu último livro : “A vila que descobriu o Brasil: a incrível história de Santana de Parnaíba”.

No segundo bloco do programa, a advogada e mediadora Fabíola Orlando fala sobre a influência da psicanálise no exercício do Direito. “Logo após eu me formar, fui estudar nos Estados Unidos. Lá, explorei a psicanálise, especificamente as relações de dependência e co-dependência emocional”, conta. Segundo ela, esse foi o passo decisivo para seguir a carreira da mediação e Direito de Família. “A leitura me fez perceber que a base de tudo é a família e, hoje, consigo ter outro olhar”, completa.

Quer saber mais? Não perca o programa Iluminuras.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares