sábado, 27 de setembro de 2014

Repórter Justiça

Repórter Justiça e o Dia Mundial do Coração

O Repórter Justiça desta semana fala sobre os cuidados com o coração. As doenças cardiovasculares afetam, no Brasil, cerca de 17 milhões de pessoas, e podem se manifestar principalmente como mortes súbitas, infartos e derrames. As precauções podem começar na infância. Além dos testes do pezinho, da orelhinha, e do olhinho, que já são mais conhecidos, os pais podem optar, ainda, pelo teste do coraçãozinho, que detecta certas patologias nos recém-nascidos.

As doenças cardiovasculares são ativadas por fatores considerados de risco. Estão nesse elenco o tabagismo, a obesidade, o colesterol e a hipertensão. As mulheres são mais suscetíveis ao infarto. E há casos em que os cardiopatas precisam de um coração novo. O Brasil tem, hoje, um Sistema Nacional de Transplantes que surgiu a partir da lei 9.434, de fevereiro de 1997. A lei dispõe sobre remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo. Um decreto de junho do mesmo ano regulamentou a lei e impôs normas de procedimentos.

O programa mostra ainda exemplos vencedores: dona Salomé, que teve um tumor no coração, enfrentou a doença de peito aberto e venceu. A empresária Sônia Fujimoto,  que, no cotidiano intenso, teve um infarto e nem percebeu. E o ex-executivo Gaspar Camargos, que abandonou uma vida intensa de negócios e estresse e reaprendeu a viver em meio a acupuntura, atividade física e a arte marcial tai chi chuan.

Não perca. É o que você vai ver no Repórter Justiça.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares