sábado, 6 de setembro de 2014

Reporter Justiça

Aids: tratamentos e pesquisas sobre a cura da doença no Brasil e no mundo

No Brasil, mais de 700 mil pessoas têm o vírus HIV. O dado é do Ministério da Saúde. Outro número divulgado pelo órgão é a quantidade de infectados que não sabem que têm a doença: 150 mil brasileiros. Há uma grande expectativa em torno das pesquisas para tratamento do vírus e esperança na cura da doença.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto no mundo o número de infecções por HIV cai, no Brasil ele cresce. Entre 2005 e 2013, o aumento foi de 11%. Um estudo do Ministério da Saúde mostra que os novos casos estão situados principalmente em regiões com maior número de infectados, onde o vírus está mais presente. Hoje, o Rio Grande do Sul e a Amazônia representam esses locais. No norte do país, o aumento é justificado pela demora no resultado do exame que comprova a presença do HIV.

Infectologistas e coordenadores dos programas nacionais de Aids explicam o que é feito no país para melhorar a qualidade de vida das pessoas infectadas e que dependem do coquetel de medicamentos. O programa mostra ainda histórias de quem convive com a doença e com o preconceito. A discriminação virou crime, este ano, com a edição de uma lei que pune com até quatro anos de reclusão aquele que discriminar os portadores do vírus HIV.

Saiba mais no programa Repórter Justiça. Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/





Nenhum comentário:

Postagens populares