segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Direito Sem Fronteiras

Aliança do Pacífico é tema do Direito Sem Fronteiras

Fundada dois anos atrás, a Aliança do Pacífico já é um dos blocos econômicos mais competitivos do mundo. Chile, Colômbia, México e Peru (que, juntos, têm 210 milhões de habitantes e PIB de US$ 2 trilhões) uniram-se com o objetivo de criar uma área de livre comércio na região.

Os quatro países do bloco buscam estimular suas economias e aumentar a competitividade no cenário mundial, explicam os professores de Direito Internacional Paulo Henrique Faria Nunes e de Relações Internacionais Roberto Goulart Menezes – convidados do Direito Sem Fronteiras desta semana.

“A meta é ter uma zona de livre comércio. Mas não há interesse, pelo menos neste momento, na constituição de uma política aduaneira única”, diz o professor de Direito Internacional. Em seguida, completa: “o grande diferencial da Aliança do Pacífico é que o acordo marco ignora a política aduaneira comum”.

Os pontos fortes e fracos do grupo também são abordados no programa, assim como a relação entre os dois principais blocos da América Latina. “O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, expressou publicamente que o Mercosul não é rival da Aliança do Pacífico”, lembra Menezes.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/


Nenhum comentário:

Postagens populares