sábado, 4 de outubro de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Poluição sonora: um perigo invisível!

O que é poluição sonora? É qualquer ruído que causa danos à saúde. O Meio Ambiente por Inteiro desta semana mostra, além da definição, os tipos de poluição sonora encontrados nos grandes centros urbanos e os impactos do excesso de barulho na vida e na saúde física e mental do homem e dos animais. E qual é a intensidade de um som que passa do limite tolerável e pode ser considerado poluição sonora? Música alta, carros de som que circulam nas ruas e máquinas usadas na construção civil são exemplos de poluição sonora.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição sonora está entre os principais problemas ambientais da atualidade. “A poluição sonora só perde para a poluição hídrica e para a poluição do ar. E por que a OMS aponta com um dos três principais problemas? Porque o excesso de barulho pode causar doenças como estresse, fadiga, surdez e outros”, afirma Leider Alves , coordenador de Fiscalização do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

O programa revela pesquisa feita pelo Ibram que mostra o barulho no trânsito como um dos graves problemas em Brasília. “Nas principais vias da capital do país há excesso de barulho, os limites estão acima daqueles permitidos pela OMS”, conta Leider.

Veja também os impactos da poluição sonora nos animais. Muitas espécies sofrem com o problema, que interfere, por exemplo, na alimentação e na reprodução.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares