quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Artigo 5º

Programa Artigo 5º discute exposição excessiva na internet

A Constituição Federal garante a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas. Assegura ainda o direito de indenização pelo dano material ou moral decorrente da sua violação. Mas, com a internet, é cada vez mais difícil manter a privacidade. O programa Artigo 5º desta semana aborda o que pode acontecer com quem se expõe ou é exposto de maneira excessiva nas redes sociais.

Um dos especialistas convidados a falar sobre o tema é o advogado Thiago Jácomo, especialista em Direito Digital. Ele alerta que as pessoas devem ter cuidado com o tipo de declaração que publicam, já que a empresa em que trabalham pode não gostar de ser associada à opinião. “O internauta carrega o nome do empregador no perfil das redes sociais. Em todas as publicações, as pessoas têm acesso ao perfil daquele cidadão e sabem para quem ele trabalha e com o quê”, lembra.

Também participa do programa o advogado Coriolano Camargo, presidente da Comissão de Crimes Eletrônicos (CDCAT) da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB/SP). Ele acredita que o ideal, para evitar problemas, é ter moderação nas postagens. “Um dos grandes problemas é a discriminação. Podemos, sim, postar livremente. Quando estamos nos sentindo bem, uma foto com uma roupa bonita, uma tatuagem... mas com cuidado. Vamos nos expor, mas com moderação”, recomenda.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares