sábado, 15 de novembro de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Frutas para todos os gostos

O programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana traz como tema pomares públicos que são realidade em diversas cidades brasileiras. Veja a variedade e a importância das árvores frutíferas nos grandes centros urbanos. O programa convida especialistas a esclarecer se há ou não legislação, no Brasil, que obrigue as prefeituras a destinarem áreas para essas plantas. Conheça ainda iniciativas que estimulam e valorizam a existência das árvores frutíferas.

Um dos exemplos pode ser visto em Brasília. Pela capital federal estão espalhados pés de manga, pitanga, maracujá, limão e outras frutas. Tudo à disposição dos moradores que têm o hábito de andar pela cidade e colher os frutos maduros. O cenário é tão interessante que a estudante de arquitetura da Universidade de Brasília Gabriela Bilá mapeou as árvores frutíferas do local. “Isso faz parte do plano urbanístico da cidade, que é uma cidade jardim com muita área verde. Foi decidido que nesse espaço seriam plantadas várias espécies”, conta a universitária. São tantas frutas que um dos pontos ganhou o nome de Avenida das Jaqueiras. O morador Alexandre Pimentel se orgulha disso. Ele está sempre atrás das jacas e não somente das maduras, até porque as verdes são bem aproveitadas por ele. “Eu faço bobó de jaca e uso jacas verdes. Fica mais saboroso e ninguém diz que é de jaca,” explica Alexandre.

O programa mostra ainda a ideia do professor de culinária Isaac Kojima. Morador de São Paulo, ele fez um site com as frutas encontradas nas ruas da cidade mais populosa do país. “Tem de tudo. Pouca gente vê, mas basta observar. Aqui em São Paulo tem muitos pés de amora, pitanga, goiaba, e muito mamão”, conta. Conheça o trabalho da ONG Coolmeia, que desenvolve o projeto Comida Livre, que estimula o consumo de frutos de árvores plantadas em áreas públicas.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares