sábado, 22 de novembro de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro mostra a beleza e o perigo de extinção das araras

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana escolheu como tema as araras. A equipe de reportagem foi atrás de especialistas que explicam o papel dessas aves no ecossistema e o desequilíbrio provocado pelo homem, o que deixa várias espécies em risco de extinção, e contam curiosidades sobre esses animais.

As araras são da família Psittacidae e pertencem à ordem dos Psitaciformes. Têm pés curtos, garras afiadas e bico curvo e resistente. Elas são parentes próximas, digamos que primas, dos papagaios e dos periquitos. São originárias das Américas. “No Brasil, você encontra araras, principalmente, na Amazônia, na Mata Atlântica e no Pantanal. São menos comuns na região Sul. Elas precisam muito de árvores para fazer os ninhos”, conta Miguel Marine, biólogo da Universidade de Brasília (UnB). Essas aves chamam a atenção pela variedade de cores e pelos sons que emitem. Estudos apontam que, assim como os papagaios, as araras têm boa memória.

Você vai ver que, ao lado de outras espécies, as araras também são vítimas do tráfico. “A legislação é muito branda com o traficante. A transação penal é possível havendo prévia composição do dano ambiental. E isso não é feito”, opina Roberto Cabral, analista ambiental do Ibama. O programa mostra ainda o Buraco das Araras, em Mato Grosso do Sul, que virou ponto turístico e abriga centenas de aves que encontram no local sossego para criar os filhotes. Conheça, também, o trabalho de preservação desenvolvido pelo Instituto Arara Azul.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares