sábado, 15 de novembro de 2014

Repórter Justiça

Repórter Justiça debate doenças do trabalho

O Repórter Justiça desta semana mostra os males que avançam enquanto você trabalha. São as doenças ocupacionais ou laborais. Mobiliário adequado, boas condições ambientais e tranquilidade para desenvolver as atividades, sem estresse nem ansiedade, fazem a diferença entre se manter saudável e desenvolver doenças associadas ao trabalho.

A Lei 8.213, de 1991, considera acidente de trabalho a doença profissional desencadeada pelo exercício da atividade. Já segundo a norma, a doença do trabalho é adquirida em função das condições em que o trabalho é realizado. O vigilante Adriano Araújo perdeu dois dedos quando sua mão foi puxada por uma corrente de estacionamento acidentalmente presa a um carro. Já o vigilante Gilmar perdeu a audição e foi humilhado até por colegas de trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que a cada ano surjam mais de 160 milhões de casos de doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, o índice de doenças é alto e causa sobrecarga ao sistema de seguridade social: há demora na marcação de perícias para que os segurados que têm direito ao auxílio-doença possam receber o benefício. “Existe uma demanda para avaliação pericial muito maior do que era no passado, isso causa a sobrecarga”, diz Marco Perez, diretor do Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social.

Não perca, é no Repórter Justiça.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares