segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Direito sem Fronteiras

Direito sem Fronteiras debate economia global

O Direito sem Fronteiras desta semana repercute o relatório global de salários da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O documento mostra que as economias emergentes dos países que formam o G20, grupo composto pelas nações mais ricas do mundo, tiveram grande influência no crescimento das massas salariais no último ano.

Surpresa? Não para o professor e doutor em Economia Bernardo Mueller. “Não é surpreendente. É até bastante esperado. Em geral, quando se tem uma disparidade muito grande, por exemplo, na própria renda, é normal que quem está vindo de baixo cresça mais rapidamente que os que estão em cima”, opina.

Já o professor e doutor em Direito Econômico e doutor em Economia Ivo Teixeira Júnior lembra que, também nesse caso, o Direito tem papel fundamental. “O Direito toca praticamente todos os aspectos da nossa vida social. Qualquer política pública a ser implementada vai depender, essencialmente, de um instrumento. E esse instrumento, via de regra, é jurídico. Quando nós falamos de salário, o Direito tem um impacto muito grande sobre a sua dinâmica”.

Ao longo do programa, são abordados, ainda, temas como modificações na legislação, gargalos e desafios da economia brasileira e perspectivas para a economia mundial.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares