sábado, 17 de janeiro de 2015

Fórum

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entra em vigor em 2016

Oito países têm a língua portuguesa como idioma oficial e firmaram um acordo para padronizar o uso das regras ortográficas. Em 2008 o então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que estabelece o novo acordo e desde 2009 algumas palavras sofreram alterações. No entanto, a vigência obrigatória, que estava prevista para o início de 2013, foi adiada para 2016. O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é o tema do Fórum desta semana.

Para debater o assunto, o programa recebe a doutora em Linguística e membro da Associação Brasileira de Linguística Stella Maris Bortoni, o presidente do Centro de Estudos da Língua Portuguesa, Ernani Pimentel, e o advogado especialista em língua portuguesa Carlos André Pereira Nunes.

“Creio que não era necessário o adiamento. O acordo já havia sido bastante discutido e estava tudo pronto para entrar em vigor”, diz Stella Maris. Já Ernani Pimentel discorda: “existem regras ilógicas e ultrapassadas no acordo. Precisamos de uma simplificação”, afirma ele, que questiona, também, a ambiguidade proporcionada pelo uso do “x” e “ch”, por exemplo.

O advogado Carlos André acredita que o debate deve continuar. “Percebemos que existe, sim, uma necessidade de discussão maior em relação ao acordo ortográfico que apresenta situações que não estão bem explicadas como o uso do hífen”. Para ele, falta técnica na produção do conteúdo ortográfico.

Para participar do programa basta enviar um e-mail para: forum@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares