sábado, 10 de janeiro de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

Um mundo de cristais

No Meio Ambiente por Inteiro desta semana, você vai conhecer a cidade de Cristalina, em Goiás. Vamos mostrar a história da localidade e relatos curiosos de moradores. Você vai ver, também, como é feita a extração das pedras e o comércio dos cristais, e conhecer as leis que tratam do tema. Os produtos atraem, principalmente, turistas estrangeiros.

O programa mostra as leis brasileiras sobre garimpo e as regras para realizar a atividade de forma correta. Você sabia que existe o Estatuto do Garimpeiro? A norma está em vigor desde 2008. A legislação define quem é o garimpeiro, o que ele pode retirar do subsolo, como pode realizar o trabalho e como deve ser feita a comercialização das pedras. Você vai ver, também, que essa atividade lucrativa causa danos irreparáveis ao meio ambiente quando realizada sem responsabilidade e cuidados. “O garimpo resulta na contaminação do solo e da água e deixa a área muito desgastada. Em inúmeras situações, é impossível voltar ao cenário original”, explica a ambientalista Ruth Elias de Paula.

Durante o programa, acompanhe relatos emocionantes de quem viveu do garimpo em Cristalina. Entre eles, Pedro e Germano, dois moradores que nasceram na cidade e viram, de perto, a extração das pedras que atraem turistas brasileiros e estrangeiros.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares