quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Artigo 5º

Programa Artigo 5º destaca cotas em universidades e concursos públicos

O Brasil é um país formado por diferentes etnias e classes sociais. E tão diferentes como elas, são as oportunidades que têm as pessoas. A solução encontrada para tentar diminuir a desigualdade foi a adoção de ações afirmativas por meio de reservas de vagas.

O programa Artigo 5º desta semana trata das cotas raciais e sociais. Para debater a reserva de vagas em universidades e concursos públicos, o programa convida o advogado Paulo Trindade.

“Determinados segmentos da sociedade ainda encontram-se excluídos. O Estado, quando se propõe a tratar todos como iguais, não pode fechar os olhos para este sistema. É preciso garantir oportunidades para os excluídos e tratar de forma equilibrada esta desigualdade”, alerta Trindade. Roberta Fragoso, procuradora do Distrito Federal também participa do programa. Ela questiona as cotas raciais: “De alguma maneira, tem que haver uma política afirmativa para integrar. Todavia, as únicas cotas constitucionais seriam as sociais, porque um país como o nosso é totalmente miscigenado. Saber quem é ou não negro é um exercício de loteria”.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares