sábado, 7 de fevereiro de 2015

Fórum

Trotes universitários e violência são discutidos no Fórum

O trote universitário, tradicionalmente, marca a passagem da vida do estudante do ensino médio para a universidade. A intenção é dar ‘boas vindas’ ao iniciante, mas, nos últimos tempos, o momento tem sido marcado por violência moral e física. O assunto é sério mas ainda não existe uma lei federal que trate especificamente sobre o tema.

Se não há legislação específica, como fica a punição para o agressor? De quem é a responsabilidade? Da universidade ou do aluno? Essas são algumas perguntas do Fórum desta semana que, para debater trotes violentos, recebe os advogados Fernando Assis Bontempo e Hugo Almeida.

“Como não temos legislação específica na esfera federal, percebemos que a incidência de casos violentos motivou estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul a editarem leis estaduais buscando inibir essa prática”, diz Fernando Bontempo. De acordo com ele, diversas universidades criaram regras internas na intenção de acabar com esse tipo de atitude.

Para Hugo Almeida, a busca por incentivar os ingressantes na prática social ajudando instituições como asilo, orfanato ou até mesmo praticando doação de sangue, por exemplo, é a ação mais saudável. “Tudo o que gera violência, tanto física quanto psicológica, é proibido. Apenas a prática do trote social é aceito atualmente”, afirma.

Quer ajudar a construir o Fórum? Envie sua sugestão para o e-mail forum@stf.jus.br.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares