sábado, 4 de abril de 2015

Fórum

Estados podem ser responsabilizados por crise hídrica

O Fórum desta semana trata de recursos hídricos e legislação. O Brasil é privilegiado em relação à disponibilidade de água, tanto na superfície quanto na região subterrânea, e concentra cerca de 12% de toda a água doce do planeta. Mesmo assim, depois do Nordeste, o estado de São Paulo evidencia sinais de uma crise hídrica. O que a legislação prevê sobre esse assunto? É cabível aos estados o gerenciamento para preservação e conservação desses recursos? E o cidadão, pode ser responsabilizado pela má gestão dessa riqueza? 

Para ajudar a encontrar respostas para esses e outros questionamentos, o especialista em Gestão de Recursos Hídricos Bernardo Verano participa do programa. De acordo com ele, os estados que passam por crises hídricas podem ser penalizados, pois, em período de abundância do recurso, é necessário que cada um faça previsão de crise e, consequentemente, um plano de ação para que isso gere menor impacto possível.

Outro ponto abordado por ele é a previsão legal da utilização do volume morto em situações de emergência. De acordo com o especialista, se essa atitude virar rotina a tendência é que o recurso acabe por completo. “É preciso mais ações educativas. A relação do homem com a água precisa mudar. Na verdade, já vem mudando. Mas da maneira lenta como está acontecendo, é possível que não atenda à necessidade”, completa.

Quer saber mais? Então não perca o Fórum.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares