sábado, 18 de abril de 2015

Repórter Justiça

As Forças Armadas brasileiras e a Justiça Militar

Uma força militar com 100 anos de história. A Artilharia Divisionária da primeira divisão, conhecida como AD1, é uma organização do Exército brasileiro que surgiu em 1915 com a missão de defender o país em tempos de guerra. A unidade foi criada durante uma intensa disputa de territórios e interveio em grandes operações. A artilharia se destacou, principalmente, pelo apoio de fogo na II Guerra Mundial. Na época, a Força Expedicionária Brasileira voltou vitoriosa dos campos de combate na Itália.

A Força Aérea Brasileira (FAB), ou Aeronáutica, foi criada em 1941 e tornou-se uma instituição imprescindível para o desenvolvimento do Brasil. Naquela época, era difícil chegar a determinadas regiões do país, a não ser pelo céu. Foi a FAB que deu origem a diversos aeroportos brasileiros, construindo bases militares com pistas de pouso que, mais tarde, evoluíram para terminais de aviação.
A história da Marinha brasileira se mistura com a do reino de Portugal. Ela foi criada em 1808, com a vinda da primeira frota portuguesa, e recebeu o nome de Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos. Ao longo dos anos, a força teve importante participação na história. No primeiro século de existência, foi destaque na Guerra do Paraguai. “A Marinha do Brasil teve participação significativa na Guerra do Paraguai”, lembra o comandante Glatthardt, da Marinha brasileira.

Essas e outras histórias estão no Repórter Justiça desta semana. Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/



Nenhum comentário:

Postagens populares