segunda-feira, 15 de junho de 2015

Direito sem Fronteiras

Quarenta anos do fim da Guerra do Vietnã

O Direito sem Fronteiras da semana debate os quarenta anos do fim da Guerra do Vietnã que deixou mais de um milhão de mortos. Quem participa do programa é o doutor em História Rogério Lustosa e o doutor em Relações Internacionais Joanisval Gonçalves.

O confronto entre os Estados Unidos da América e Vietnã teve início após os americanos enviarem soldados armados para intervir no embate que existia entre os vietnamitas do norte e sul do país. A guerra foi declarada no ano de 1959 e se estendeu até meados de 1975.

       
De acordo com Rogério Lustosa, na Guerra do Vietnã os Estados Unidos se assumiram como uma superpotência. “A partir de então eles passam a defender os interesses das posições ocidentais”, ressalta.

Durante a guerra, os americanos despejaram nas florestas do Vietnã um herbicida altamente tóxico chamado de agente laranja. O produto contém substâncias cancerígenas além de causar mutação genética.

A Guerra do Vietnã também ficou conhecida como a primeira a ser transmitida pela televisão. De acordo com Joanisval isso influenciou a opinião pública. As pessoas se chocavam pelo que viam  nos televisores. “É a imprensa gerando mudanças na história da guerra” finaliza.

Quer saber mais? Então não perca o Direito sem Fronteiras.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares