segunda-feira, 29 de junho de 2015

Direito sem Fronteiras

Direito sem Fronteiras discute papel da OCDE

O Direito sem Fronteiras desta semana trata do papel da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Quem participa do programa é o subsecretário para Instituições Econômico-Financeiras e Cooperação Internacional do Ministério da Fazenda, Rodrigo Estrela, e o doutor em Direito Marcos Valadão.

A OCDE é uma organização internacional que existe há mais de 50 anos. A sede da instituição fica em Paris, na França, e o objetivo principal é promover políticas para o desenvolvimento econômico e o aumento da qualidade de vida das pessoas em todo o mundo.

De acordo com Rodrigo Estrela, a instituição é fundamentada em dois pilares: a constituição de normativas econômicas e o acompanhamento de políticas públicas por ela sugerida. “A OCDE inicia suas atividades contemplando os países da Europa Ocidental, os Estados Unidos e o Canadá. A partir da década de 90, ela começa a incorporar alguns países em desenvolvimento como o México e o Chile”,  ressalta.

Sobre a organização, Marcos Valadão comenta que a queda do Muro de Berlim, que simbolizou o fim da divisão do mundo em duas partes, fez com que a economia mundial se tornasse descontextualizada do paradigma socialista. “A partir daí, as estratégias da OCDE ficaram mais globalizadas. Ou seja, voltadas para atingir mais países”, acrescenta.

Quer saber mais? Então não perca o Direito sem Fronteiras.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares