sexta-feira, 19 de junho de 2015

Grandes Julgamentos do STF

Programa apresenta julgamento que discutiu a fidelidade partidária

O programa Grandes Julgamentos do STF apresenta, nesta semana, o julgamento em que a Corte decidiu que a fidelidade partidária não vale para políticos eleitos por meio do sistema majoritário – governadores, senadores, prefeitos e presidente da República. Somente os eleitos pelo sistema proporcional - deputados e vereadores - podem perder os mandatos se mudarem de partido sem justa causa. O entendimento derruba parte de uma resolução anterior do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi discutido no Plenário do Supremo Tribunal Federal na apreciação de uma ação direta de inconstitucionalidade apresentada pela Procuradoria-Geral da República.

O advogado especialista em Direito Eleitoral e ex-ministro do TSE Joelson Dias explica as peculiaridades dos sistemas majoritário e proporcional. O quociente eleitoral, a importância da pluralidade dos partidos políticos e as hipóteses em que a desfiliação não gera a perda do mandato no sistema proporcional também estão entre os temas tratados no programa.

“A extensão ao sistema majoritário dessa regra, que vale para o sistema proporcional, viola a lógica do sistema majoritário e viola a lógica da soberania popular”, afirmou o relator da ação, ministro Luís Roberto Barroso. Ele foi seguido por todos os integrantes do Tribunal.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/



Nenhum comentário:

Postagens populares