sábado, 20 de junho de 2015

Repórter Justiça

Série de reportagens no Repórter Justiça trata de inclusão social

O Repórter Justiça desta semana continua a exibir a série de reportagens, em três partes, que mostra a inclusão social a partir de diversos aspectos no Brasil. Você vai conhecer a Universidade da Maturidade, que, a exemplo do estado do Tocantins, foi implantada na capital federal em parceria com a Universidade de Brasília. A iniciativa cria uma nova perspectiva para quem passou dos 45 anos de idade e quer se aventurar em uma nova formação, a de consultor de formulação de políticas públicas para idosos.

Jovens com idade entre 14 e 18 anos podem, por meio da Lei do Aprendiz, entrar no mercado de trabalho a partir de oportunidades em instituições como o Centro Salesiano do Menor, onde começam a se preparar para profissões que poderão exercer no futuro. Em uma das instituições de capacitação que funcionam no Distrito Federal, os adolescentes passam por diversos cursos, entre eles de telemarketing, assistente administrativo e informática. Você vai conhecer um jovem que encontrou o caminho a partir do aprendizado em um tribunal. Se antes não havia perspectiva de vida, hoje, depois do projeto de inclusão social, ele decidiu estudar Direito. E já está na faculdade.

Atitudes simples como conseguir ler o letreiro de um ônibus ou a placa de uma loja se tornaram uma vitória para idosos que ingressaram na alfabetização depois dos 65 anos em uma cidade perto de Brasília. O projeto de inclusão social fez muito mais por essas pessoas que viviam em casa, às vezes deprimidas, sem saber o que fazer para passar o tempo. Foi o caso de Dona Cleusa de Castro, de 63 anos. “Eu tomava remédio para depressão, ficava só dentro de casa. Hoje eu estou nova, estou fazendo exercício, brincando, vivo correndo”, conta.

Tudo isso e muito mais você vai assistir no Repórter Justiça. Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/


Nenhum comentário:

Postagens populares