sexta-feira, 3 de julho de 2015

Iluminuras

Iluminuras recebe finalista do prêmio Jabuti e especialista em CPIs

O Iluminuras desta semana recebe o jornalista Rosualdo Rodrigues, autor de “O fole roncou – uma história do forró”, e o consultor legislativo Marcos Santi, especialista em Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

No primeiro bloco do programa, Rosualdo conta sua experiência no jornalismo cultural, lembra o período em que abandonou a profissão e abriu uma livraria na Paraíba, sua terra natal, e revela detalhes de “O fole roncou”, livrorreportagem que reconstitui a trajetória do forró e que resgata nomes vitais a esse estilo musical, como Gonzagão e até mesmo Jackson do Pandeiro. “Ao chegar ao Rio, Jackson teve um sobressalto: ficou atordoado, tanta casa alta, tanta gente nas ruas, tanto automóvel! Quando abria o sinal, era aquela imundície de gente. Teve vontade de voltar na mesma hora. Mas a vontade de regressar passou rapidinho quando conheceu Copacabana”, recorda o autor.

No segundo bloco do Iluminuras, o convidado é o consultor legislativo Marcos Santi. Gaúcho de Cruz Alta, onde também nasceu o escritor Érico Veríssimo, Santi faz uma homenagem a Veríssimo e a outro escritor do Rio Grande do Sul: o poeta Mario Quintana.

Graduado em Economia e em Direito, com mestrado em História, o consultor é um especialista em CPIs. “Eu fiz um trabalho relatando um período de disputas jurídicas em torno das CPIs. Para mim, a atividade mais genuinamente legislativa é uma CPI”, diz ele.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares