sábado, 4 de julho de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

A realidade da camada de ozônio

Meio Ambiente por Inteiro desta semana aborda o tema camada de ozônio. O programa explica o que é, qual é a principal importância e enumera alguns fatos, nos últimos anos, que têm degradado essa proteção natural do planeta Terra. Veja os acordos entre países e as políticas públicas para reverter prejuízos, inclusive pela ação do homem. Entenda o desgaste que a camada de ozônio sofre ao longo dos anos. Saiba, ainda, a respeito de tratados internacionais voltados para a recuperação e preservação da camada de ozônio.

Tomar sol na praia, no clube ou em casa é hábito de todo brasileiro. O que muita gente esquece é que os raios ultravioleta em excesso também podem ocasionar doenças como câncer de pele. Por isso, todo cuidado é pouco. A natureza se encarrega da proteção natural, por meio da camada de ozônio. Sem ela, todos os seres com vida poderiam estar ameaçados no contato direto com os raios solares.

O assunto é discutido no estúdio, em entrevista exclusiva, com dois especialistas. Um deles é André Nahur, coordenador de Clima e Energia da ong WWF Brasil. O outro é o geólogo Luiz Fernando Kitajima.  “O grande vilão é o CFC, por suas características, mas temos também outros gases que podem ser prejudiciais à camada de ozônio, produzidos, por exemplo, por queima em temperaturas excessivas de combustível”, explica Kitajima.

Os dois participantes promovem um debate sobre legislações, comportamento das nações em relação à emissão de gases que contribuem para o aumento do buraco na camada de ozônio e possíveis ações para reverter a situação.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares