sábado, 17 de outubro de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

A riqueza do Cerrado

O programa desta semana revela curiosidades sobre o pequi, um dos principais frutos do Cerrado. Quais são as condições ambientais adequadas para garantir o cultivo e a colheita? Em que localidades ele está mais presente? Você arriscaria explicar o porquê do nome? Saiba que existe uma legislação em um dos estados brasileiros para proteger essa espécie.

Um detalhe interessante é que os pequizeiros não precisam de adubação. Acredita nisso? Outra particularidade é que os primeiros frutos não aparecem logo depois do plantio da muda. Isso ocorre só uns oito anos depois. O tempo de safra dura cerca de oito meses. A árvore tem uma madeira considerada de ótima qualidade. Isso faz com que seja muito visada e sua retirada nem sempre ocorre de forma sustentável. Esse motivo levou o estado de Minas Gerais a aprovar uma lei em prol da preservação.

O Meio Ambiente por Inteiro mostra, ainda, um projeto da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) no Distrito Federal relacionado ao pequi. Confira, também, a culinária. Esta não podia faltar. A equipe foi à casa de Malu Ferreira, que é apaixonada pelo pequi e ensina um prato rápido e delicioso. “Vou ensinar a fazer frango com pequi. Super simples. Eu te digo que essa paixão pelo fruto é uma paixão antiga. Posso garantir que é uma paixão de infância", conta a aposentada.

No programa você ainda vê sorvete de pequi sem nenhum conservante.

Não perca.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares