quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Artigo 5°

Programa Artigo 5º debate acessibilidade para idosos

A população está envelhecendo... Estimativas apontam que, em 2050, a proporção de idosos será ainda maior que hoje: a cada cinco pessoas, uma será idosa. Mas, será que os direitos da 3ª idade são garantidos? E mais, será que são colocados em prática? O programa Artigo 5º trata da acessibilidade, que garante um importante direito dos idosos: o direito de ir e vir.

Para falar sobre acessibilidade, o programa conta com a participação do promotor de Justiça Waldir Macieira, que também é vice-presidente da Associação Nacional de Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência, e Neusa Muller, coordenadora geral dos Direitos dos Idosos da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

A coordenadora acredita que as pessoas precisam entender melhor o processo de envelhecimento e respeitar as necessidades de cada fase da vida. “A falta de conhecimento é uma parte do problema, mas o pior é a falta de consciência. A consciência de entender o envelhecer como importante. É uma fase da vida diferente, com exigências próprias. E isso precisa ser reconhecido”, diz Neusa Muller.

Muitos casos de desrespeito aos direitos e até violência contra idosos são registrados todos os dias. As denúncias podem ser feitas de forma anônima: “nós temos mecanismos de denúncias como o Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos, que funciona 24 horas por dia. Pode ser acessado de qualquer lugar do Brasil. Esse serviço está interligado com os demais órgãos que tratam da defesa dos idosos e hoje existem juizados específicos para dar celeridade tanto nas questões cíveis quanto penais” – explica o promotor de Justiça Waldir Macieira.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/




Nenhum comentário:

Postagens populares