sábado, 14 de novembro de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

Uso consciente

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana debate um tema relacionado ao dia a dia das pessoas: o plástico. Ele está presente em praticamente todo tipo de mercadoria, mas traz problemas à natureza quando é descartado, por causa do tempo de decomposição. O programa explica como é isso e mostra a lei que cobra providências para diminuir os impactos. E ainda: alternativas para reaproveitar e reciclar o plástico.

Os fãs das sacolinhas usadas nos supermercados alegam a praticidade do seu uso. No entanto, apesar das muitas utilidades dentro de muitas famílias, é preciso ressaltar que o material demora muito para se decompor: 400 anos, para ser mais preciso. A Política Nacional de Resíduos Sólidos fixa em um dos artigos a preocupação em reduzir o uso, reaproveitar e reciclar o plástico. A norma é clara, ainda, quando diz que a responsabilidade não é apenas do consumidor, mas de todos os envolvidos no processo de fabricação e comercialização. Durante o programa, você vê iniciativa do Supremo Tribunal Federal para mudar o hábito de servidores e visitantes sobre o uso dos descartáveis.

A equipe do Meio Ambiente por Inteiro foi até uma empresa de reciclagem no Distrito Federal. Lá compram-se, por dia, cerca de 250 toneladas de plástico, que é levado por catadores de lixo e por cooperativas. O processo para recuperar o plástico é longo e tem etapas como separação, lavagem e secagem. No final, o resultado ajuda não só o meio ambiente. “O benefício é ambiental, porque evitamos que esse material fique jogado lá de qualquer jeito e tem ainda a questão social. São centenas de pessoas que tiram o sustento da família com esse trabalho aqui”, afirma Jorge Ribeiro Dias, gerente da empresa de reciclagem.

Não perca.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/



Nenhum comentário:

Postagens populares