sábado, 21 de novembro de 2015

Repórter Justiça

Repórter Justiça mostra infraestrutura das cidades para ciclistas e leis sobre o tema

O Repórter Justiça desta semana estimula as pessoas a deixar os carros um pouco de lado e utilizar bicicletas. Vamos mostrar o que tem sido feito em cidades brasileiras como Curitiba, Recife, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Curitiba e Recife, os ciclistas que optaram por este meio de transporte mostram como é o dia a dia no trânsito. Nas capitais existem ciclovias, ciclo faixas e até trechos com velocidade reduzida para facilitar a convivência de carros e bicicletas. Em São Paulo, vamos apresentar o que tem sido feito para priorizar as bicicletas.

O programa fala, ainda, sobre leis de trânsito para bicicletas. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, antes de mudar de direção, o motorista deve ceder passagem a pedestres e ciclistas. Se o motorista ameaçar um ciclista com manobras perigosas, ele comete infração gravíssima. Segundo o advogado Anderson Gomes, especialista nessa área, a regra foi estabelecida porque o motorista, “por ter um veículo de maior porte, tem sempre que se preocupar com o veículo de menor porte”. No caso, as bicicletas.

Veja, também, exemplos de pessoas que trocaram carros por bicicletas. Em Brasília, uma ONG ensina quem quer fazer o mesmo e se preparar para enfrentar o trânsito.

Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/



Nenhum comentário:

Postagens populares