sábado, 28 de novembro de 2015

Repórter Justiça

Migração: a mudança de um país

No mundo, cerca de 30 milhões de pessoas são consideradas refugiadas, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. O Repórter Justiça mostra os motivos que levam muitos a sair do seu país e a deixar para trás sua família em busca de uma vida melhor ou até mesmo em busca da sobrevivência.

O repórter Thiago Nolasco conversou com o sírio Mohammad Alyounes. Com a guerra instalada em seu país, o homem de 31 anos foi obrigado a deixar a região. Hoje, ele trabalha numa lanchonete na capital federal e tenta refazer a vida longe do pesadelo que viveu. "Eu estava trabalhando e estudando. Quando a guerra começou, eu estava servindo a meu país na Polícia Militar e quando eu saí da Polícia, a situação estava ruim em Duma. Aquela foi a cidade que tomou mais bombas", conta Mohammad.

Conheça, também, a história de outro refugiado, este por questões humanitárias: Jean Antoni Lucian. Ele veio do Haiti depois que um terremoto devastou seu país, em 2010. Após passar pelo sul, foi acolhido em Brasília e atualmente trabalha como carregador em uma empresa que presta serviço para o Ministério do Trabalho.

Apesar do governo brasileiro apoiar a entrada de refugiados, os obstáculos enfrentados são inúmeros, entre eles o idioma e uma boa colocação profissional. Infelizmente, nem todos conseguem driblar os problemas. Para entender a situação jurídica desses estrangeiros no Brasil, o advogado e integrante do Comitê de Direitos Econômicos e Sociais da ONU em Genebra Renato Zerbini explica os requisitos para se enquadrar na lei que trata do refúgio e as convenções internacionais sobre o tema. O programa também ouviu outros especialistas, entre eles o representante da ACNUR - Agência da ONU para Refugiados.

Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/








Nenhum comentário:

Postagens populares