sábado, 31 de janeiro de 2015

Meio Ambiente por Inteiro

O alívio oferecido pela natureza

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana debate os remédios naturais. Vamos mostrar a riqueza brasileira em relação às plantas que têm propriedades medicinais e fazem parte do dia a dia do brasileiro. Conheça alguns tipos, as finalidades de cada uma, e veja o que diz a lei quanto à extração, principalmente para fins comerciais.

Quem nunca tomou um chazinho para aliviar a dor de cabeça? E quem nunca recorreu ao pé de boldo para acabar com a indigestão? Faz parte da cultura brasileira recorrer às plantas para resolver problemas como esses. Você sabia, por exemplo, que o alecrim é uma erva rica em óleos medicinais como limoneno e cânfora? E pode ser usado para combater enxaquecas e dores reumáticas? O alecrim faz parte de uma lista de plantas que ajudam a aliviar algum desconforto no corpo como boldo, romã, capim santo, açafrão, artemísia, mirra e hortelã.

Quando o cultivo é feito em casa, não há exigências. Mas quando a extração é para fins comerciais, é preciso estar atento às regras. Afinal, as empresas não podem retirar as espécies da natureza de forma descontrolada. O Meio Ambiente por Inteiro trata, ainda, dos remédios fitoterápicos e dos homeopáticos.

Durante o programa, você vai conhecer a história da artista plástica Clarisse Gonçalves. Ela tem em casa dezenas de espécies. “Isso é um hábito que vem de família. O meu avó e o meu bisavô eram farmacêuticos e, desde pequena, eu gostava de ler os livros que eles tinham sobre as plantas. Isso aqui é meu mundo, a minha forma de melhorar o planeta”, conclui Clarisse.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Repórter Justiça

Profissionais que não param quando todos dormem

No programa desta semana, você vai conhecer pessoas que abrem mão de uma vida de conforto e horários preestabelecidos em nome da profissão que escolheram. Afinal, a saúde, por exemplo, não pode esperar! Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão presentes em várias cidades do país. Nossa equipe acompanhou um dia de plantão em uma unidade do Samu em Brasília.

Profissionais que garantem a segurança da comunidade também não podem parar. A polícia militar organiza plantões para que os policiais possam estar nas ruas durante o dia, à noite e de madrugada. A equipe do Repórter Justiça mostra, sem maquiagem, a vida corrida de bombeiros militares que, às vezes, não conseguem nem se alimentar direito devido aos chamados de socorro da população.

E na esteira dos serviços que funcionam 24 horas, muitos profissionais autônomos e estabelecimentos como postos de combustíveis estão disponíveis para manter as cidades funcionando. De aeroportos a rodoviárias, os serviços urbanos mantém a rotina para quem tem que chegar ou sair de casa de noite ou de madrugada. Conheça o trabalho de motoristas de ônibus que cumprem a missão mas dizem viver na corda bamba da insegurança. “A particularidade nesse serviço é a insegurança, todos os dias tem assalto”, diz o motorista de ônibus Dejackson Martins Ferreira.

Tudo isso e mais você vê no Repórter Justiça.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/



sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Grandes Julgamentos do STF

Cobrança de tributos às cooperativas está em pauta no Grandes Julgamentos

Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras, existem hoje mais de 6.500 cooperativas espalhadas por todo o país. A decisão unânime de julgamento no Supremo Tribunal Federal é que PIS e COFINS incidem sobre a receita das cooperativas.

O assunto chegou ao Supremo Tribunal Federal com o questionamento da União sobre decisões da Justiça Federal que afastaram a cobrança de tributos de cooperativas de profissionais liberais. A União discordou do acórdão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. De acordo com a decisão, os atos cooperativos não geram receita nem faturamento, por isso não deveria haver incidência da contribuição sobre eles.

O programa apresenta, ainda, os votos dos ministros do STF, as sustentações orais dos amigos da Corte e a explicação dos argumentos expostos durante o julgamento.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Iluminuras

Encontros com Drummond e técnicas de sinuca estão no Iluminuras

O escritor paulista Luiz Cezar Cruz é um dos convidados do Iluminuras desta semana. Amante de esportes e da literatura, Cruz uniu as duas paixões nos livros que acaba de lançar: “Da sinuca para o sucesso” e “Manual de sinuca”. São regras e técnicas do jogo e também formas de lidar com a pressão em campeonatos. Nesse sentido, o autocontrole é fundamental. Tanto que ele decidiu aprofundar-se no assunto enquanto escrevia as obras. “Minha filha viu que na Universidade de Brasília existia o curso de Psicologia do Esporte. Eu me inscrevi e absorvi ensinamentos que coloquei no livro. O objetivo é ajudar a desenvolver tanto a parte do jogo quanto a parte do autocontrole”, explica.

O segundo convidado é o vice-diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Mamede Said fala sobre a relação entre Direito e Literatura, cita autores que admira e lembra encontros que teve com o poeta Carlos Drummond de Andrade. “Eu o vi em um ônibus, sentado diante de mim. No mesmo ano, como estudante de ensino médio, eu tinha ido à procura dele por conta de um trabalho de Literatura. Descobri o endereço, toquei a campainha e dona Dolores – a esposa dele – me atendeu. Muito cordial, disse que ele não estava, mas eu ouvi o barulho da máquina de datilografia lá dentro!”, diverte-se Said.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Artigo 5º

Programa Artigo 5º aborda gastos com a volta às aulas

A Constituição Federal (CF) garante a defesa do consumidor. No início do ano escolar, é bom ficar atento para não gastar mais que o necessário. O programa Artigo 5º desta semana mostra como economizar na compra do material escolar e como acompanhar os custos previstos pelas escolas.

Para falar sobre os gastos com a volta às aulas, o programa Artigo 5º recebe Paulo Roberto Binicheski, promotor de Justiça de Defesa do Consumidor. Ele explica porque em alguns estados o aumento das mensalidades ficou acima da inflação. “A lei não condiciona mais o aumento à inflação passada e sim ao investimento pedagógico que a escola vai promover. Por isso há necessidade dos custos serem declarados em planilhas”, afirma.

O programa também recebe Renata Vilas-Bôas, professora de Processo Civil. Ela acrescenta que é fundamental adiantar a compra do material escolar para garantir melhor atendimento e mais economia. “A minha dica é comprar essa lista com antecedência. Primeiro porque as papelarias geralmente não têm atendentes suficientes para uma grande demanda de pais. Segundo porque normalmente há aumento de preço”.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

domingo, 25 de janeiro de 2015

Refrão

Alice e Danilo Caymmi desembarcam no Refrão desta semana

O talento é de família e ultrapassa gerações! Alice e Danilo Caymmi vivem momentos distintos na carreira: ela viaja o Brasil divulgando o segundo disco, intitulado “Rainha dos Raios”. Ele comemora 41 anos de trajetória artística. Juntos, prestam homenagem a Dorival Caymmi pelo centenário do cancioneiro baiano – comemorado em 2014.

Em um bate papo descontraído com a apresentadora Priscila Rossiter, Alice e Danilo Caymmi falam sobre os projetos mais recentes da carreira e relembram momentos vividos ao lado do avô dela e pai dele, Dorival Caymmi. De passagem por Brasília, Alice e Danilo soltam a voz em clássicos como Maracangalha e Vatapá.

Você não pode perder. Refrão, um jeito diferente de escutar música!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/



Academia

Infraestrutura sob perspectiva pública: instrumento para o desenvolvimento

A tese do doutor em Direito André Castro Carvalho analisa o desenvolvimento da infraestrutura pública como portos, aeroportos e estradas. Quando falamos sobre competitividade e mercado global, as obras de infraestrutura são consideradas fundamentais. No estudo, a infraestrutura ganha ainda mais importância e é considerada fator determinante para o desenvolvimento econômico e social do país.

O trabalho foi apresentado ao programa de Pós-Graduação em Direito da USP – Universidade de São Paulo, como requisito para obtenção do título de doutor em Direito. O debate, mediado pelo jornalista Thiago Nolasco, reúne o ministro-substituto do Tribunal de Contas da União (TCU) Weder de Oliveira e o professor da Universidade do Estado da Bahia Reinaldo Couto.

Acompanhe ainda, no programa, parte da bibliografia utilizada no estudo e dicas de teses e dissertações sobre o tema disponíveis no mercado literário ou na internet.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Postagens populares