sábado, 30 de janeiro de 2016

Meio Ambiente por Inteiro

Volta às aulas com papel novo ou reciclado?

O programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana fala da volta às aulas e pesquisa o mercado sustentável para a grande linha de produtos escolares que são adquiridos todos os anos. “Para cada tonelada de papel fabricado, duas ou três toneladas de árvores são derrubadas”, afirma o engenheiro agrônomo Eduardo Lira Rocha.

Nossos repórteres descobrem que outras toneladas de papel são despejadas no meio ambiente, longe de um sistema de coleta seletiva eficiente. Para estimular o reaproveitamento do papel usado, por exemplo, uma rede de lojas do Distrito Federal oferece desconto na compra de produtos novos se o consumidor trouxer cadernos velhos. A pesagem é feita no momento de o cliente passar no caixa: um real de desconto por quilo de papel velho.

Outra informação assustadora que obrigaria todo cidadão a economizar papel vem de especialistas e ambientalistas. Além de derrubar florestas sustentáveis (eucalipto e pinus), a indústria do papel e celulose necessita de milhões de metros cúbicos de água para se manter no mercado. “Um quilo de papel virgem consome 540 litros de água”, diz o engenheiro Lira Rocha. Depois de utilizado, esse oceano industrial contaminado precisa ser limpo antes de ser despejado de volta na natureza. Todo esse processo consome energia de nosso planeta.

Diante da nova ordem mundial para reciclar energia e matérias-primas, uma fabricante de lápis inova sua linha de produção “fazendo” madeira com cascas de árvores e outros insumos reutilizados. Segundo a empresa, o processo consome 100 vezes menos energia que na fabricação tradicional com troncos.

Nossos repórteres ensinam o consumidor a identificar nas prateleiras o verdadeiro material reciclado: há um selo especial que atesta a origem da matéria prima.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares