sábado, 30 de janeiro de 2016

Repórter Justiça

Diversidade e as religiões no Brasil
 
O Repórter Justiça desta semana começa a mostrar a diversidade religiosa no Brasil. Católicos, evangélicos, espíritas, candomblecistas, muçulmanos, ateus e agnósticos. Você vai conhecer um pouco mais sobre as crenças e ritos e ouvir depoimentos de pessoas que encontram dificuldades em professar a própria fé, apesar da liberdade religiosa assegurada por lei.

Confessional, laico ou ateu? O Brasil já foi um país confessional, que tinha uma religião oficial, a Católica, mas, a partir da Proclamação da República, tornou-se um Estado laico. Você vai saber como, sob o ponto de vista jurídico, um país que não é ateu mas que permite a liberdade religiosa, garante que as pessoas possam cultuar santos e participar de celebrações.

No Brasil há, no Código Penal, uma lei específica sobre perseguição àqueles que professam uma fé. Zombar, debochar do cidadão por sua crença ou impedir cerimônia e culto religioso, bem como desprezar, desdenhar publicamente ato ou objeto considerado religioso é crime com pena de detenção de um mês a um ano, pena que pode ser aumentada em um terço se houver violência.

“O direito que eu tenho de exercer a minha fé não me dá o direito de atacar a fé do outro. O Supremo Tribunal Federal tem julgado e dito claramente”, afirma o advogado Gilberto Garcia.

Tudo isso e muito mais você vê no Repórter Justiça.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/




Nenhum comentário:

Postagens populares