segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Direito sem Fronteiras

Alerta global sobre o Zika vírus

Uma possível epidemia de Zika vírus já atingiu o Brasil e outros 20 países da Europa e América Latina, todos com casos confirmados da doença, que ainda não tem uma vacina de prevenção. A Organização Mundial de Saúde (OMS) faz um alerta para chamar atenção das autoridades sobre a proliferação do vírus. O programa Direito sem Fronteiras desta semana discute o que deve ser feito e como os países podem se comportar com o aumento do Zika vírus.

O alerta da OMS é importante para enfrentar a infecção. “Nenhum país deve desconsiderar o decreto da Organização Mundial de Saúde, que é um organismo internacional com aporte jurídico e científico. O alerta tem o significado de mostrar que a OMS está aberta para receber coletas de amostras para estudos e firmar parcerias. Além disso, o alerta também tem o efeito de chamar atenção das autoridades para desenvolver políticas públicas de combate ao vírus”, destaca Maria Rosa Loula, procuradora federal.

O Zika vírus é considerado uma possível epidemia pela OMS. “A quantidade de casos da doença foi inesperada. Bem acima do esperado. É uma doença que não é tão longamente conhecida e as manifestações que estão aparecendo aqui no Brasil são desconhecidas”, avalia Pedro Luiz Tail, doutor em Medicina Tropical.

Você também pode participar do programa com sugestões de pautas. Envie seu e-mail para direitosemfronteiras@stf.jus.br.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/ 

Nenhum comentário:

Postagens populares